12 de jun. de 2012

História da Capricho


A CAPRICHO foi criada no dia 18/06/1952 pelo fundador da Editora Abril, o Sr. Victor Civita. Ela foi a primeira revista feminina do Brasil e da Editora Abril.
Primeira capa da Capricho

1952 - era uma revista quinzenal, de formato pequeno, com fotonovelas, na época chamadas “Cinenovela”. Além da cinenovela, a revista apresentava histórias de amor desenhadas em quadrinhos.
Novembro de 52 - numa decisão pessoal, Victor Civita aumenta o formato da revista, passando a editá-la mensalmente. Aparecem também outros tópicos como moda, beleza, comportamento, contos e variedades.
1956 - CAPRICHO rompe a barreira dos 500.000 exemplares por edição, a maior tiragem de uma revista na América Latina, até então.
Agosto/70 - A revista passa a ser impressa quinzenalmente, com a mesma linha editorial.
Maio/82 - A revista sofre grande mudança editorial, muda o formato, o logotipo e a periodicidade (voltando a ser mensal). As fotonovelas passam a circular como encarte e a revista passa a dar prioridade a moda, beleza e comportamento, ao gosto de seu novo público (jovens de 15 a 29)
Agosto/82 - A revista deixa de publicar fotonovelas, firmando sua nova linha editorial.
Junho/85 - Culminando o trabalho que se iniciou em maio de 82, a revista adota o slogan “A Revista da Gatinha”, e acrescenta um “MIAU” ao logotipo CAPRICHO. Sua leitora são adolescentes de 15 a 22 anos.
Outubro/89 - CAPRICHO passa por novas modificações, desde a parte gráfica até em seu público. A revista passa a ser feita para uma leitora adolescente de 12 e 19 anos.
Março/96 - Volta a ser publicada quizenalmente. Sua tiragem são de 250.000 exemplares por edição.
Janeiro/97 - Nova direção da revista. O público alvo são adolescentes, do sexo feminino, com idade entre 12 e 16 anos.
Agosto/99 - Muda a direção da revista, que passa a ampliar seu público alvo. Agora são meninas que estão vivendo a adolescência, independente da idade.
Julho/06 - CAPRICHO passa por uma importante reforma gráfica e editorial. A idéia é torná-la uma revista mais moderna (abrindo espaço para arte jovem e ampliando o leque de ilustradores-colaboradores) e resgatar alguns valores próprios da plataforma revista, como o prazer tátil e visual (daí a opção por um projeto gráfico com cara de "feito à mão"). O novo projeto também prevê mudança anual da linguagem gráfica da revista.
CAPRICHO é a revista que entende e respeita as idéias e valores da adolescente. Tudo o que faz a menina chegar a uma opinião mostrando com clareza os assuntos do universo dela. Para a gente, seriedade não é sinônimo de mau humor. Na revista, ela encontra matérias sobre a intimidade dos famosos, comportamento, moda, relacionamentos e outras informações importantes como: programação de shows, eventos e um guia de compras com preços e endereços.
O ponto forte que a diferencia da concorrência é a sua periodicidade quinzenal, reduzindo o período de tempo entre a revista ser feita e chegar às mãos da consumidora – deixando-a mais atual – um veículo mais vivo que acompanha o ritmo de suas leitoras. Ela é finalizada três dias antes de estar nas bancas.
A Capricho tem como objetivo de mercado continuar sendo a melhor revista para adolescentes. Sua missão é informar, entreter, formar e conectar a maior comunidade de garotas com estilo e atitude do país.
Tem formato de 20,2 x 26,6 cm com papel tipo Couchê 130g para a capa e Lwc 57g para o miolo.

30 comentários:

Anônimo disse...

Adorei o post Mihh! Sou fã de carteirinha da Capricho, mas não conhecia a história da revista, e nem pensava que era tão velha!! hahaha Adorei mesmo, beijos mil!

Priscilalirow disse...

nossa que legal flor, eu nao sabia heheh
#FelizDiadosNamorados

http://priscilalirow.blogspot.com.br/

Blog Moda Online disse...

Que legal as curiosidades! Sempre compro a Capricho :D
Beijos

blogmodaonline.blogspot.com

Amanda Frutuoso disse...

Eu já gostei muito da Capricho. Hoje não tanto, mas ela continua sendo muito legal. É a melhor revista adolescente do país.
beijos,
Amanda - Doce Diário

Paula disse...

Muito interessante, gostei!
xoxo
Curti aqui!
Cerejas Atrevidas

Thatai disse...

Adoreeei saber mais sobre a CH eu amoo essa revista *--*
beijos da Thatai
http://bloogdathatai.blogspot.com.br/

Ana Julia Zimmermann disse...

Eu era viciada na Carpicho,assinava,mas depois cresci e passou hihi
kiss kiss

www.vemserdiva.blogspot.com.br

Ana Carolina disse...

aii sabe que eu nunca fui muito da capricho, mas adorei saber um pouco mais da história!

www.modasdacarol.com

disse...

Nossa, faz um tempinho que eu leio a capricho, mas nunca pensei em saber como era antes.
Achei bem legal o post.
Beijos Mih,
Vê Moraes - http://vemoraes.blogspot.com

Luiza Madeira disse...

Amei saber sobre a história de uma das maiores revista teen! Beijos!

www.suavidamaispink.blogspot.com

Unknown disse...

Quando era adolescente gostava muito,hoje minha filha gosta tbm rsrs,mas já não curto mais,tem uns testezinhos bacanas,que faço por curiosidade mesmo...Bjs

http://www.moreninhadesigner.com/

elly disse...

Oi amore,
vim desejar um ótimo dia
e te convidar p/ 4 sorteios lá no blog
será uma honra vc por lá!
boa sorte
te espero =^.^=
www.coisasdeladdy.com

bjinhos♥

Vítor Teixeira disse...

São bem engraçadas as capas da Capricho de 90-início de 00. Procurem, era meio uma revista de fofoca teen... kkkkk
http://nossa-caixa.blogspot.com/

Cynthia... disse...

Muito bacana conhecer a história da revista!
Engraçado que eu nunca parei para conhecer história de nenhuma, achei bem ver como começou e tal!

Bjos

http://blogembonita.com.br

Carol Vasconcelos disse...

Que interessante... A revista mudou um monte rs
bj
depois-da-primavera.blogspot.com

Clara Angelica disse...

Lia muito a capricho na minha época de adolecente,era tão fã que minha mãe fez a assinatura dela e me deu de presente.Hj não leio mais super recomendo a revista para as teen de plantão.

Estou te seguindo já,e ficaria muito feliz em ter vc lá no meu blog.Beijocas flor, e sucesso sempre.

www.lindaevaidosasempre.com

Anônimo disse...

Nossa olha só a capa da capricho antes.. que massa, eu morria e num sabia se acredita? adorei!!



BEIJUXX
http://ianapaulinhaaaa.blogspot.com.br/

Bell disse...

Achei suuuper interessante o post! A capricho marcou a minha pré adolescencia e até hoje assino a revista! *-*
Beijos, Bell.
http://mundodegarota.com

Ju Berti, Lary Dutton e Becky Albertassi disse...

eu adorava ler a Capricho quando eu era mais nova!
Bjuu, Ju! XD

http://depoisquesecresce.blogspot.com.br/

Stephanie disse...

Mihh olha essa primeira capa, que massa!!
Quando eu era adolescente era viciada hihi, lia todas, amava :D
Beijos

lolaporlola.blogspot.com

Wagner Noya disse...

olha essa foto kkk bem engraçada ela queria ver como era a capricho por dentro nessa epoca kkk bem eu gostava d+ da capricho nossa muito legal hoje em dia nem tanto se rendeu a muitas modinhas e ficou um pouco chata. mais ainda leio sempre que posso.
adorei o blog, já to seguindo.. da uma passadinha no meu ?
>> http://estilo4u.blogspot.com.br
bjus

Jéssica Rodrigues disse...

Apesar de adorar a revista, tenho poucas :/

Beijos;*

www.byjessicarodrigues.com

@jescrodrigues

diadebrilho disse...

Qnd eu tinha 16 anos sempre lia a revista, trocava com as amigas tbm :)
De vez em quando dou uma olhada no site :)
bjokas

A M A N DA M O N TT disse...

A única utilidade dessas revistas pra mim é recortar pra fazer colagens! kkkkkkk nossa, ela mudou muito!
*O troféu eu mandei fazer no Madame Tussauds de Londres, sahsuahshausua olha uma foto melhor dele; http://www.flickr.com/photos/59649766@N03/6838136075/in/photostream

Beijos ♥

Conspirantes

Vítor Teixeira disse...

Post novo no Nossa Caixa, passa lá!
http://nossa-caixa.blogspot.com.br/

Jadhi Anacleto disse...

Capricho...
nossa era a minha preferida na adolescência...li todas, devorava as matérias...adorei o post!!
bjo
té mais!!

jadhianacleto.blogspot.com

Sofia Fernandes e Mariane Dutra disse...

que legaaaaaaaaaaaaaal , amei saber da historia da revista que eu adoro *-*
http://afterinfinite.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Caramba, não sabia que era tão velha assim!!
Eu era adolescente e lia Capricho, hoje não mais, os passaram e fui me interessando por outro tipo de revistas... rs
bjksssss
Alê
http://www.tjmblog.com.br/

A garota do blog disse...

Adorei seu poste amo a capricho também beijos
http://agarotadoglogjojo.blogspot.com

Amy S Martins disse...

Nossa! Essa revista tem é história!
Adorei o post!!!