9 de abr. de 2013

10 coisas sobre "aqueles dias"


http://www.flickr.com/photos/36590684@N05/4543563846/
1. o ciclo menstrual começa no primeiro dia da menstruação e termina um dia antes da menstruação seguinte. O ciclo normalmente leva entre 27 e 35 dias, mas em alguns casos pode ser mais curto ou mais longo.

2. Mais da metade das mulheres tem cólicas nos primeiros dias do período. A cólica acontece por causa da prostaglandina, uma substância química que faz os músculos do útero se contraírem. E é justamente essa contração dos músculos do útero que faz a gente morrer de dor!

3. Para aliviar as dores, durante a menstruação você pode tomar inuprofeno ou paracetamol. Outra coisa que você pode fazer é tomar um banho morno, usar uma bolsa de água quente na parte baixa do abdômen e também exercícios. E se nada disso funcionar, você deve consultar o seu médico.

4. É normal que uns dias antes, ou até durante a menstruação, a gente tenha mudanças de humor por causa dos hormônios, como necessidade de tranquilidade, carinho e segurança. A gente também pode se irritar com mais facilidade ou chorar mais do que o normal.

5. Em alguns casos a cólica menstrual é tão forte que dificulta as atividades do dia a dia. Essas dores podem ser normais e relacionadas à sua menstruação, ou podem ter várias outras causas. Na dúvida, consulte seu médico para que ele ajude a controlar a dor e descobrir se você tem alguma coisa mais grave.

6. Ciclos irregulares são supercomuns quando a menstruação vem pela primeira vez.

7. À medida que você amadurece e entra na puberdade, a glândula pituitária libera hormônios que estimulam os ovários a produzirem outros hormônios: estrogênio e progesterona. Esses hormônios afetam o seu corpo de várias maneiras, tanto no amadurecimento físico como no crescimento e nas emoções.

8. O estrogênio é o hormônio responsável pelas características sexuais femininas como desenvolvimento das mamas e o ciclo menstrual.

9. A progesterona é o hormônio que aumenta o tamanho dos seios nos dias anteriores à menstruação. Também é responsável pela nossa sensibilidade nesses dias.

10. O fim da menstruação é chamado de menopausa, que é a ausência de fluxo menstrual durante pelo menos 12 meses. Mas fique tranquila: a menopausa só chega entre os 45 e 55 anos.

Créditos: Entre Amigas


8 comentários:

Paula disse...

Super útil esse post! Adorei *-*
xoxo
Universo Vanguarda

Priscila Ferreira disse...

Ninguém merece esses dias, que só o que me acalmam é o silêncio. Poisé!

Mas, faz parte da vida. Adorei as dicas!

xoxo,
@priscilafrr
http://cappuccinoeaconta.blogspot.com

Unknown disse...

Bah , esses dias :s , uma coisa que me ajuda muuuuito , é a bolsa de água de quente que alivia demais !
Rosa Rosalina

Mariana Vicente disse...

Muita coisa importante nesse post! Seus posts são muito úteis... amoooooo *--*
bjãooo

Anônimo disse...

Muito legal mesmo, tirei várias dúvidas! amei o post

www.mundogarota.com

Beatriz Andrade disse...

Vontade de ficar em casa o dia todo define. Mas como tem que viver, né? O que resta é tomar paracetamol.

Beijo,
http://paraisodemenina.blogspot.com/

Ana disse...

Super legal o post, buscopan é vida nesses dias!
bjs, ana

s2dreamsofana.blogspot.com

Unknown disse...

Esses dias são chatos, mas necessários! Boas dicas :)