23 de nov. de 2012

Mania " Memes"


Um meme, termo criado em 1976 por Richard Dawkins no seu bestseller O Gene Egoísta, é para a memória o análogo do gene na genética, a sua unidade mínima. É considerado como uma unidade de informação que se multiplica de cérebro em cérebro, ou entre locais onde a informação é armazenada (como livros) e outros locais de armazenamento ou cérebros. No que diz respeito à sua funcionalidade, o meme é considerado uma unidade de evolução cultural que pode de alguma forma autopropagar-se. Os memes podem ser ideias ou partes de ideias, línguas, sons, desenhos, capacidades, valores estéticos e morais, ou qualquer outra coisa que possa ser aprendida facilmente e transmitida enquanto unidade autônoma. O estudo dos modelos evolutivos da transferência de informação é conhecido como memética.

A expressão "Meme de Internet" é utilizada para descrever um conceito que se espalha através da Internet. O termo é uma referência ao conceito de memes, embora este conceito se refira a uma categoria mais ampla de informações culturais.

Um meme de Internet podem permanecer o mesmo ou pode evoluir ao longo do tempo, por acaso ou por meio de comentários, imitações, paródia, ou mesmo através da recolha de relatos na imprensa sobre si mesmo. Memes de Internet podem evoluir e se espalhar mais rapidamente, chegando às vezes a popularidade em todo o mundo e desaparecendo tudo em poucos dias. Eles estão distribuídos de forma orgânica, voluntariamente, e peer-to-peer, ao invés de por meio predeterminado ou automatizado. Uma importante característica de um meme é pode ser recriado ou reutilizado ou por qualquer pessoa.

 Os significados de cada um. ( Os mais famosos)

Trollface - Trollface (também conhecido como Coolface) é um meme originado de uma pintura feita no Paint, criado por um usuário do DeviantART chamado Whynne, que descreve a natureza de trollar assim como um Cop-Out (palavra que significa evitar tomar responsabilidade por uma ação ou de tentar evitar algum tipo de dever ou obrigação). Geralmente serve para personagens que se divertem às custas de outras, podendo ser utilizado para o bullying.
Ele apareceu pela primeira vez em 19/09/2008 na comunidade artística deviantART, com uma tirinha publicada por Whynne, mostrando sua versão para a verdade sobre os trolls da internet.

 Forever Alone (Sozinho para Sempre) - Retrata uma situação triste, em que o personagem é muito solitário, foi ignorado ou não tem amigos ou namorada.
Já o Alone foi criando em  Abril de 2010.
 Me Gusta - é a representação de uma personagem com gostos peculiares e bizarros; aqueles que todo mundo tem, mas ninguém admite. Esse meme já apareceu em uma história da Turma da Mônica.
Este veio do FUU, aonde se supõe-se que tenha sido feito por o usuario 'Insert31990', ao postar a imagem em um tópico no Reddit.

 Fuck Yea - representação do resultado de algo que deu muito certo, geralmente devido a habilidade do personagem. Este outro surgido em formato tirinhas de quatro quadros,  pertencia a fóruns aleatórios (/b/) do 4chan, mais ele também foi postado em 11/02/2010, mostrando um personagem que se sente ótimo, seja por uma vitória, um prazer momentâneo e sempre se - achando melhor.

 Okay - Usado naquelas situações em que o máximo que se pode fazer é aceitar os fatos.
Já esse teria surgiu em 2010 e representaria um personagem que sempre acabava conformado com todas as situações presentes, mesmo que ele não ficasse contente. Ele sempre fica triste e as aceita resignado, com a desanimada expressão e a resposta "Okay".

 LOL - Usada sempre que uma situação muito divertida e empolgante acontece. A sigla LOL vem de "laughing out loud" (rindo em voz alta). Ouvir dizer que ele surgiu no 4chan, mais ela já foi postado, em 18/06/2010.


Créditos: http://zip-eletronico.blogspot.com.br/2012/04/de-onde-surgiram-os-memes.html

               E aí gostaram? Conheciam a história? 

4 comentários:

Rayssa França disse...

Selinho p/ vc:

http://estacaocomcor.blogspot.com.br/2012/11/primeiro-selinho.html

Paula disse...

Legal conhecer a história deles, mas eu não sou muito chegada em memes não, depois da modinha do face ficaram chatos :/
xoxo
Curti aqui!
OPS, ESNOBEI!

Raisa Oliveira disse...

Ja conhecia os memes só a historial que não (:
raisaoliveira.blogspot.com

Thalita Maia disse...

Amo os memes *-*

beijos